A ORIGEM DO SUCESSO

Fundado no dia 15 de março de 1999, iniciamos nosso legado na história como Grêmio Inhumense, na cidade de Inhumas. Posteriormente em 2005, nos mudamos para o território anapolino, nos tornando o Grêmio Esportivo Anápolis. Ao longo dos anos, corremos o mundo e nos tornamos referência em transferências.

À partir daí também ficamos conhecidos como a Raposa de Anápolis, mascote da instituição, além da sigla GEA, que representa não apenas as iniciais de nosso nome, mas também: garra, espírito e ambição.
 
TRANSFERÊNCIAS EM MASSA 
 
Em 2007, transferimos 16 jogadores para clubes do exterior. Tal feito, foi bastante repercutido não apenas na imprensa brasileira, mas também mundial. A arte de exportador nos rendeu elogios, pela grande quantidade de jogadores indo para fora do Brasil, sob negociações do Grêmio Anápolis.
 
TÍTULO EM 2011 E ACESSO EM 2012

Elenco campeão goiano da terceira divisão em 2011

Entre os anos de 2008 e 2010, pedimos licença administrativa e só retomamos às atividades em 2011 para a disputa do Campeonato Goiano da Terceira Divisão. Na ocasião conquistamos o título de maneira invicta, com os melhores ataque e defesa respectivamente, além de ter o artilheiro do torneio. 
 
Após o rápido sucesso em nosso retorno, a responsabilidade para a disputa da Divisão de Acesso 2012 aumentou. Apesar disso, a organização e a responsabilidade em alta, fizeram com que de forma magistral, obtivéssemos o vice-campeonato e também a promoção para a elite do Goianão 2013, onde à partir daí, nos mantemos por três anos, no mais alto escalão do futebol goiano.
 
TÍTULO EM 2017 E ESTABILIDADE NA ELITE
Elenco campeão goiano da Divisão de Acesso 2017
 
Em 2017, novamente na Divisão de Acesso, a meta era grandiosa e conseguimos. Após uma campanha brilhante, superamos a Anapolina em uma grande final de dois clássicos e nos sagramos campeões da competição, retornando à primeira divisão do Campeonato Goiano.
 
Nas temporadas seguintes, também com muito exemplo de gestão e organização, entre 2018 e 2023, seguimos por seis anos consecutivos entre os principais clubes do futebol goiano. 
 
O MÁGICO ANO DE 2021
Elenco em comemoração do título do Goianão 2021
 
Em meio a este ciclo, o ano de 2021 nos colocou entre os maiores destaques da época. Com atuações implacáveis, a Raposa chegou ao tão sonhado título de campeão goiano da primeira divisão, desbancando clubes como Atlético/GO na semifinal e Vila Nova na decisão, ambos nas penalidades.
 
O feito nos rendeu, uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e também na Copa do Brasil, ambas em 2022, de forma inédita. 
 
No mesmo ano, entramos também no radar da FIFA, que divulgou um relatório de prestígio mundial. O Grêmio Anápolis foi o segundo clube da América do Sul, que mais negociou atletas ao exterior na última década, atrás somente do Fluminense/RJ.
 
SUB-20
Comemoração do título da segunda divisão do Goianão sub-20 em 2024
 
Em 2023, iniciamos com as competições na categoria sub-20, que ao longo do tempo chegamos a números impressionantes. Em 52 jogos na categoria, foram 34 vitórias, dez empates e apenas oito derrotas, além do título da segunda divisão do Campeonato Goiano sub-20 em 2024.
 
NEGOCIAÇÕES EM DESTAQUE 
 
Em 1999, negociamos o primeiro jogador ao exterior. Trata-se do meia Verona, que passou pelo Estrela Amadora e foi adquirido em definitivo pelo Belenenses de Portugal. Tal feito, deu início ao legado azul e branco de transferências que existe atualmente.
 
WENDERSON GALENO
Wenderson Galeno em entrevista coletiva pela Seleção Brasileira em 2024 (Foto: Reprodução)
 
Dentre tantas transferências realizadas, duas delas geraram enorme impacto mundial no ano de 2017. Uma dessas transações foi a do atacante Wenderson Galeno, negociado ao gigante FC Porto. 
 
Além disso, o jogador também foi convocado para a Seleção Brasileira em 2024 pelo até então técnico Dorival Júnior. Posteriormente o atleta foi negociado ao Al-Ahli (ARA), onde joga em uma das ligas mais competitivas do mundo. 
 
CARLOS VINÍCIUS 
Carlos Vinicius em partida pelo Fulham da Inglaterra (Foto: Divulgação/Instagram)
 
Também em 2017, o GEA transferiu em definitivo o centroavante Carlos Vinícius. O profissional é outro exemplo de negociação que vestiu mantos de grandes clubes na carreira. 
 
O jogador possui um currículo de prestígio, ao ter passado por clubes como: Napoli (ITA), Mônaco (FRA), Benfica (POR), Tottenham (ING), PSV (HOL), Fulham (ING) e Galatasaray (TUR).
 
OUTRAS NEGOCIAÇÕES DE IMPACTO 
 
Um tempo depois em 2019, negociamos o atacante Pedro Henrique em definitivo ao SL Benfica (POR), outro gigante do futebol português. No mesmo ano, transferimos também o lateral-direito Rodrigo Soares ao Paok da Grécia.
 
No ano seguinte em 2020, foi a vez do centroavante Sandro Lima ser negociado 
ao Tianjin Teda (CHN). 
 
Anos depois em 2024, outras duas transações geraram repercussão mundial. Foram realizadas as negociações em definitivo do atacante Ronald Martins ao Swansea (ING) e do centroavante Lucão ao Al-Markhiya (CAT). 
 
Outros atletas que também atingiram patamares interessantes na carreira ao longo dos anos, foram quatro jogadores que usaram a braçadeira de capitão do Braga: Wanderson Baiano, Marcelo Goiano, Vandinho e Maurinho.
 
Este é nosso legado, onde somos muito mais que um clube. Sempre revelando craques, colocando o Grêmio no cenário mundial!
Rolar para cima